A Banalização da Palavra Amor

Sim, realmente esse título não foi nem um pouco criativo, nem surpreendente, nem nada. Sem qualquer apelo, pois banalização da palavra Amor é realmente do que eu vou falar. 

 

Amor deve ser deus, todo mundo fala, todo mundo sente, mas ninguém vê. Hoje eu consigo entender o porquê tantos seres humanos se refugiaram na música, na pintura, nos livros, para buscar consolo naqueles que foram tão incompreendidos quanto eles. Pois a sociedade nos dá medo.

 

Vi um provável morador de rua hoje, faltando um sapato em um dos pés e ele estava chorando como um animal indefeso, no terminal de ônibus em horário de pico, milhares de pessoas passando e ninguém ajudando, ninguém perguntando se estava tudo bem com aquela pessoa. Inclusive eu. Passei reto como tantas pessoas, ignorando a cena a qual não saiu da minha mente. Que tipo de pessoa eu sou? Uma pessoa NORMAL. Pois, você leitor, dificilmente teria feito diferente. Na minha cabeça só veio coisas ruins, se eu fosse ajudar aquele senhor ele poderia me machucar [?], me roubar [?], como eu poderia ajudá-lo [?], o que as pessoas vão pensar [?]

 

As pessoas saem distribuindo palavras de Amor por aí, sendo que não sabem nem o que é isso. Você ama o seu companheiro, seu amigo por benefício próprio. Porque essa pessoa te causa um bem, não é de graça. 

 

E eu não fui errada em pensar assim, pois isso é cultural. O sistema capitalista aparece até quando o assunto é sentimento. Cada um por si, só amamos aqueles que conhecemos, nossa família, nossos amigos e namorados que vem e vão. 

 

E eu acredito que o Amor que tanto pregam por aí não deveria ser assim. Não deveria querer recompensas pelo ato bondoso. Não querer exclusividade para aumentar o ego. É não se individualizar. É querer que todos se amem, todos se ajudem a passar pela essa única vida que temos, que para ninguém é fácil por motivos diferentes.

É mais do que fumar maconha, mostrar dois dedos e deseja "peace and love". Mais do que uma roupa colorida e flores no cabelo. É atitude. Empatia. Altruísmo. É tudo que ainda não temos.